Um Sopro de Memphis Style no High Point Market

Memphis foi um movimento de design, arquitetura e arte que ficou conhecido na década de 80. Comandado por Ettore Sttossas que se inpirou em movimentos como o artdeco, a popart e também no kitsch. Outros nomes de destaque deste grupo foram Andrea Branzi e Michael Graves. O nome deste movimento foi inspirado numa música de Bob Dylan chamada “Stuck inside of mobile (with blue memphis again)”.

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O movimento foi principamente uma revolta contra o modernismo e as suas cores e formas puras. Na época, foi muito controverso, principalmente entre os mais conservadores do design. Nomes como Karim Rashid, Gaetano Pesce e a fábrica italiana Meritalia tem influências claras do Memphis no seus trabalhos.

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Como a maior feira de mobiliário do mundo, o High Point Market tende a mostrar um estilo mais tradicional. Ao longo das últimas temporadas, as marcas inclinaram-se para o glamour de Hollywood Regency – pensam em estampas de damasco, ricos veludos, iluminação solar e acabamentos lacados. Mas neste mercado de primavera, as marcas mostraram estilos mais variados com metais e acabamentos industriais, peças de estofo felpudas, têxteis com franjas e tasseled e, sim, até mesmo algumas inspirações de Memphis.

Marcas de Kelly Wearstler para Novogratz deu um aceno para o Memphis Design Group paixão da década de 1960 Op Art.

Na Berhardt Furniture, uma comoda alternava resina preta e osso branco para um efeito vertiginoso. Em Kate Spade, o designer combinou grandes bolinhas a preto e branco com um padrão de pointillist menor, criando um atraente detalhe ilusório. Isso não quer dizer que essas peças de inspiração artística não permaneçam fieis ao apelo comercial do High Point Market.

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A paleta de cores, o preto e o branco garantem que esses estilos se mantenham avaliados para um mercado mais amplo, mas definitivamente há uma mudança longe do glamour de Hollywood Regency. Como o barómetro para o design de interiores americano, o High Point sempre terá que agradar as massas, mas é encorajador ver marcas proeminentes abraçarem um design mais raro.